12 de janeiro de 2011
O MUSEU DO AMANHÃ
O Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio de Janeiro expõe até o dia 15 de fevereiro a maquete original, os desenhos de arquitetura e as aquarelas que compõe o projeto do Museu do Amanhã, concebido pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava para encabeçar a revitalização da zona portuária carioca. A construção do museu começou em dezembro de 2010, e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2012. Mais informações no site www2.rio.rj.gov.br
Serviço:
- Exposição “O Museu do Amanhã”.
- Até dia 15 de fevereiro.
- De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
- Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) - Rua São Clemente, 117 - Botafogo - Rio de Janeiro.
- Entrada franca.
- Telefones: (21) 2579-2038 2539-6440.
- Exposição “O Museu do Amanhã”.
- Até dia 15 de fevereiro.
- De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
- Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) - Rua São Clemente, 117 - Botafogo - Rio de Janeiro.
- Entrada franca.
- Telefones: (21) 2579-2038 2539-6440.
Fonte: www.arcoweb.com.br
Estações espaciais servem de inspiração....
O design das antigas estações espaciais serviu de inspiração para o projeto da sede do Centro Cultural de Tecnologia Espacial da Europa, que será inaugurado no final de 2011 na cidade de Vitanje, na Eslovênia.
O projeto foi desenvolvido pelo escritório local OFIS Arhitekti em parceria com os arquitetos Bevk Perovic,
Dekleva Gregoric e Sadar Vuga. De acordo com eles, a inspiração do projeto veio da estação espacial habitável projetada em 1929 pelo engenheiro austríaco Herman Potočnik Noordung. A construção contará com uma série de anéis entrelaçados uns sobre os outros, criando uma estrutura contínua de rampas.
Veja mais:
www.arcoweb.com.br
Imagens: © OFIS Arhitekti
Imagens: © OFIS Arhitekti
9 de janeiro de 2011
As criações em porcelana de Kate MacDowell
Após ter passado um período no exterior, onde visitou a Itália, Grécia, Nepal e Tailândia, Kate MacDowell encontrou sua forma de expressão. Suas criações são bastante detalhadas e sempre apresentam algo fora do comum. No meio de uma difícil relação entre o Homem e a Natureza, a artista plástica tenta dar uma expressão antropomórfica às suas esculturas em porcelana sobre o conflito do impacto entre o mundo atual e o meio ambiente.Seja um esqueleto humano dentro de um urso ou pássaros dentro de um pulmão nenhuma de suas esculturas pode ser considerada “comum”. A artista afirma que as suas peças são a sua resposta aos problemas ecológicos do planeta, incluindo mudanças climáticas, poluição e comida geneticamente modificada, representando também mitos, a história da arte ou metáforas. A escolha da porcelana deveu-se essencialmente ao contraste entre a delicadeza do material e as formas naturais.
O preto e branco de Sebastião Salgado.
Hoje resolvi fazer uma postagem sobre fotos marcantes, e a primeira pessoa que me veio a cabeça foi Sebastião Salgado e sua arte em preto e branco.
Mineiro da cidade de Aimorés, nascido em 1944 e radicado na França, Salgado é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Obteve graduação e diploma de mestre em universidades brasileiras e posteriormente se tornou Doutor em Economia em Paris. Sua decisão pela fotografia, especificamente pelo foto jornalismo, surgiu após uma viagem à África em 1971, que fez com uma câmera emprestada por sua esposa. Desde então Salgado largou sua formação para se dedicar ao exercício da fotografia enquanto denúncia social, mostrando através das imagens tecnicamente bem feitas, as mazelas vividas pelos países esquecidos. As imagens falam por si só e devem ser olhadas uma, duas ou três vezes ...tentando decifrar cada olhar do artista....sou fã!!! Confiram!!!
Assinar:
Postagens (Atom)