4 de maio de 2010

Dicas verdes

Bateria de celular e componentes de PC são produtos tóxicos
As operadoras de telefonia e empresas de tecnologia já disponibilizam postos de entrega para equipamentos não utilizados. No caso de celulares, até 80% de seus componentes são reaproveitáveis. Corporações como Dell e HP até oferecem remuneração pelo material, enquanto Nokia e Motorola listam endereços para entrega em suas homepages. 

Jogar óleo na pia é prejudicial para o meio ambiente
Não adianta juntar latas de óleo e se livrar delas em qualquer lugar. Se despejado na pia, além de entupir os encanamentos, o óleo de cozinha dificulta o tratamento de esgoto e pode vazar poluindo superfícies permeáveis e contaminando rios, lagos e lençóis freáticos. A melhor alternativa é armazená-lo em garrafas e procurar um posto de coleta seletiva, para que ele seja reaproveitado na fabricação de biodiesel e sabão.

Sacolas plásticas poluem mais que as de papel
Cerca de um milhão de sacolas são jogadas no meio ambiente a cada minuto. Além dos mesmos problemas dos copos plásticos, no mar elas acabam virando comida para os peixes. Sacos de papel podem ser reaproveitados, mas quando pintados com tintas à base de petróleo, poluem o solo e a água. Sacolas reutilizáveis são menos agressivas. Apesar do petróleo (nylon) e dos agrotóxicos (algodão), podem ser utilizadas várias vezes. A melhor opção são as biodegradáveis, feitas de milho e mandioca, e que se decompõem em 12 semanas no solo. 

Copos de plástico são mais poluentes
Toda vez que você toma água em um “inocente” copo descartável, produz um resíduo feito de petróleo, combustível fóssil não renovável que leva de 100 a 500 anos para se decompor. Já o vidro não desencadeia reação química, e, por ter uma combinação de materiais com alta taxa de reaproveitamento (areia, calcário, barrilha e feldspato), conta com 42% de suas embalagens recicladas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário